segunda-feira, 1 de abril de 2013

Curiosidades sobre Tocantins (parte 6)

     Atividades econômicas do estado de Tocantins

O estado do Tocantins, criado em 1988, é a unidade federativa mais nova do Brasil, seu território de 277.621,858 quilômetros quadrados é fruto da emancipação do norte goiano. A população tocantinense totaliza 1.383.445 habitantes, sendo o quarto estado mais populoso da Região Norte.
Apesar de a economia tocantinense apresentar evoluções a cada ano, sua contribuição para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional ainda é pequena, apenas 0,5%. No âmbito regional, a participação do Tocantins para o PIB é de 8,3%.
A composição do Produto Interno Bruto do Tocantins é a seguinte:
Agropecuária: 17,8%.
Indústria: 24,1%.
Serviços: 58,1%.
Portanto, o setor de serviços é o principal responsável pela formação do PIB estadual. No Tocantins, esse segmento da economia se concentra na capital, Palmas, e nas cidades localizadas próximas à Rodovia Belém-Brasília, pois o fluxo de pessoas é intenso nessas localidades.
A agropecuária é a atividade responsável por, aproximadamente, 99% das exportações do estado. A pecuária bovina de corte é um dos grandes elementos econômicos do Tocantins. O estado também é grande produtor agrícola, com destaque para o cultivo de arroz, mandioca, cana-de-açúcar, milho e, principalmente, soja.
O setor industrial está concentrado nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Paraíso do Tocantins. As principais indústrias são a de produtos minerais, de borracha e plástico, agroindústria e alimentícia. Sua produção é destinada principalmente ao consumo interno.
Outro destaque na economia do Tocantins se refere à mineração, visto que o estado possui grandes quantidades de ouro e calcário.
Dados da economia do Tocantins:
Produto Interno Bruto: 11 bilhões de reais.
Produto Interno Bruto per capita: 8.921 reais.
Exportação: 297,7 milhões de dólares.
Soja – 82%.
Carne bovina – 17%.
Outros – 1%.
Importações: 143,8 milhões de dólares.
Fios, tecidos e confecções – 19%.
PVC – 19%.
Alimentos – 13%.
Adubos e fertilizantes – 10%.
Aparelhos/materiais elétricos e eletroeletrônicos – 5%.
Azeite de oliva – 4%.
Alpiste – 2%.
Máquinas e equipamentos – 2%.
Outros – 26%.
                                     Estruturas das cidades 
 A Companhia de Saneamento do Tocantins – Saneatins – foi criada em 25 de abril de 1989, resultante do desmembramento da Companhia de Saneamento de Goiás – Saneago, que ocorreu com o advento da criação do Estado do Tocantins. O Governo do Estado do Tocantins buscou como forma de desenvolver o setor do saneamento, a Parceria Público-Privada em 1998, com isso, a Saneatins se tornou uma empresa de economia mista com controle privado, sendo que 76,5% de suas ações pertencem a Emsa - Empresa Sul-Americana de Montagem S/A, 23,4% ao Estado e 0,0048% a outros acionistas. Quando foi criada, a Companhia estava presente em 33 municípios, atendendo a apenas 12 mil ligações, o que na época correspondia a 12% da população urbana do Tocantins. Os primeiros anos da Empresa foram de muitos desafios, pois havia uma grande demanda por água tratada, decorrente do crescimento da população num ritmo acelerado. Situações excepcionais como a criação da cidade de Palmas, que exigiu a implantação de toda uma infra-estrutura urbana requereu grandes investimentos e esforços por parte da Saneatins. A necessidade de oferecer mais qualidade de vida aos que escolheram o Tocantins para viver levava a Companhia a buscar recursos para ampliar seu atendimento à população. Assim foi possível levar o saneamento básico a muitos municípios que ainda não dispunham desse serviço. Em seu planejamento incluiu também a busca de recursos para implantação de sistema de esgotamento sanitário já presente nos municípios de Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, Guaraí, Colinas, Araguaína e Palmas. No Tocantins, 100% do esgoto coletado é tratado; uma demonstração do compromisso da Companhia com o meio ambiente e com a qualidade de vida. Atualmente, a Saneatins faz chegar água tratada a mais de 346.357 unidades consumidoras, o que representa um abastecimento de 96,92% da população, distribuídos num universo de 125 municípios tocantinenses e um paraense. Quanto ao esgoto, a Companhia conseguiu superar sua meta e já faz a coleta e o tratamento dos resíduos de esgoto de mais de 49,5 mil residências, devendo chegar em 2015, com um atendimento em torno de 60% da população urbana do Estado. Todo esse trabalho de universalização do saneamento básico se dá graças ao esforço qualitativo dos 1.482 colaboradores, através
de investimento em treinamento e modernização da Cia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário