sexta-feira, 29 de março de 2013

Curiosidades sobre Tocantins(parte 5)

                                          Culinária  Típica


Além da cultura Indígena, Tocantins recebe em sua culinária diversas influências de outros lugares, como São Paulo, Minas Gerais, e Portugal. Os pratos típicos de Tocantins deixam saudades em todo turista que por ali passa. Muitas receitas do estado são feitas a base de peixe, sendo feito na folha de bananeira, ou  em outros ingredientes, como é o caso do “Peixe no Leite”. A Caldeirada é um famoso prato local que carrega diversos frutos do mar. O prato é feito a base de peixe e lhe é adicionado temperos como salsa, pimenta, cebola, alho etc. Outro famoso prato se chama Paella, uma comida feita com galinha caipira, pequi, calabresa entre outros alimentos apreciados no estado.
           Fauna,Flora,Relevo e Clima
 Uma das mais belas floras do Brasil encontra-se no TOCANTINS, e de tão fácil acesso que qualquer pessoa com uma simples câmera fotográfica pode registrar as diversas espécies e variedades que crescem, por exemplo no distrito de Taquaruçu. A trilha que leva para a Cachoeira do Roncador, além de oferecer um passeio ecológico digno dos famosos passeios ecológicos pelo mundo, oferecendo toda essa diversidade da flora nativa, tem como a prórpia cachoeira é um espetáculo a parte, com suas águas e o barulho que consequentemente gerou o nome da queda d'água.
A fauna também é diversa e com espécimes que frequentam as casas dos moradores até do centro da cidade, não sendo um privilégio único dos que vivem mais afastados do centro urbano. Na foto abaixo, o camaleão camufla-se num pé de fruta de conde, misturando-se a cor da folha. Infelizmente na capital, nos centros urbanos, eles não conseguem se proteger dos predadores naturais e ainda tem que sofrer com as
intervenções do próprio homem.
 O estado do Tocantins está situado na região Norte do Brasil. É o mais novo dos 26 estados do país. Seus limites são os seguintes: Goiás (Sul); Piauí (Leste); Maranhão (Nordeste); Bahia (Sudeste); Pará (Noroeste) e Mato Grosso (Sudoeste). A extensão territorial do estado de Tocantins é de 277.620,9 km², divididos em 139 municípios. A capital do estado é Palmas.
O relevo do Tocantins é predominantemente formado por planícies, embora sejam encontradas planaltos e depressões, principalmente na região sul do estado, com pouca variação de altitude. A maior parte do estado não ultrapassa a altitude de 500 metros, em relação ao nível do mar. O ponto mais elevado do estado tem 1340 metros de altitude, e fica na Serra das Traíras.
A vegetação predominante no estado é o Cerrado (cobre 90% do território), cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas. O restante do território é constituído pela floresta de transição amazônica, ao norte do estado. Nas margens dos Rios Araguaia e Tocantins são encontradas pequenos trechos de Mata Atlântica. Mais da metade do território é considerado área de preservação, com destaque para a Ilha do Bananal (maior ilha fluvial do mundo) e para o Parque estadual do Cantão, no qual os ecossistemas do Cerrado, o Pantaneiro e o Amazônico se encontram.
O clima no estado é tropical. A temperatura média é de 32°C no período de seca (de abril a setembro) e de 26°C no período de chuvas (de outubro a março). Na região norte do estado as temperaturas médias são cerca de 3°C mais altas do que na região sul.
O Tocantins é um dos estados de maior potencial hídrico do país. Seus principais rios são o Araguaia e o Tocantins. A Ilha do Bananal fica no Rio Araguaia. Outros importantes rios da região são: rio do Sono, rio das Balsas e rio Paraná.
As principais cidades do estado, além da capital Palmas, São: Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Araguatins, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins, Tocantinópolis e Guaraí.

2 comentários: